"Em Outubro, o Teatro da Vilarinha comemorou dez anos de existência. Para assinalar a data foi agora inaugurada, na Galeria do Palácio – Biblioteca Municipal Almeida Garrett, do Porto uma exposição que reúne vários elementos cénicos gerados neste palco pela companhia Pé-de-Vento. Goreti Teixeira Até ao dia 26 de Janeiro de 2007, o universo da representação dos últimos dez anos do Teatro da Vilarinha pode ser apreciado na Galeria do Palácio – Biblioteca Almeida Garrett. Trata-se de um mostra comemorativa – Teatro da Vilarinha – 10 Anos – composta por diversos fragmentos cénicos que, ao longo desta década, foram produzidos naquele palco pela companhia residente, o Pé-de-Vento, e que inclui adereços, figurinos, máscaras, cenários, fotografias, cartazes, quadros, partituras de música, maquetas de cenários, entre outros materiais. Uma história que, “mesmo sem a presença dos actores, são capazes de transportar para outros mundos, agora feitos de memória e de esquecimento”, regista João Luiz, director da companhia de teatro criada em 1978 a pensar no público infanto-juvenil.
A exposição, inaugurada anteontem, inclui a realização de visitas guiadas que têm início amanhã, às 11h00 e às sextas-feiras, às 15h00, com duração de 90 minutos e entrada livre. Para o público em geral «Teatro da Vilarinha – 10 Anos» pode ser apreciada de terça a sábado das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 e aos domingos das 14h00 às 17h00.
Entretanto, também amanhã e até ao dia 21 de Janeiro, estará em reposição a peça «História de Um Segredo», encenada por João Luiz a partir de um conto de Álvaro Magalhães. Nesta narrativa, com cenografia de João Calvário e Cristina Lucas e interpretação de Anabela Nobrega, o autor recria um motivo tradicional, presente em diversas culturas. A peça será representada aos sábados e domingos às 16h00. "
Fonte do texto e foto: O Primeiro de Janeiro 11-12-06Etiquetas: Exposições |